![]() |
Imagem Ilustrativa |
Começar uma reforma nunca é agradável. Tem sujeira, tem bagunça, tem trabalho... E o pior de tudo: NUNCA SABEMOS POR ONDE COMEÇAR!
Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês como estou lidando com as reformas lá do meu "novo apê". E ir mostrando o passo a passo que eu resolvi seguir.
Antes que todos enlouquecessem, (e depois que eu e minha mãe achamos uma solução para o projeto do apartamento, que irei mostrar mais tarde para vocês) decidi dar o "primeiro passo", que foi organizar a obra.
Para isso, lembrei das minhas aulas de Gerenciamento de Obras, com a linda da Prof Lilian Machado (se estiver lendo isso, obrigadaaaa pelas suas aulas!) e organizei todos os passos da obra em uma tabela.
Clique para ficar maior :) |
Depois disso, já podíamos ver quanto tempo iria durar a obra, o trabalho que teríamos e os fornecedores e serviços que eu deveria contratar. O que facilitou todo o restante do projeto.
Então, para fazer o seu próprio painel, aqui vai algumas dicas.
- Depois de saber o que você quer mudar, faça uma lista de tudo que você ira fazer. Exemplo: Pintura, colocação de roda pé, instalação elétrica...
- Verifique qual o tempo que você tem para realizar essas tarefas. Exemplo: De 4 de novembro à 12 de dezembro.
- A partir disso, veja qual das atividades demanda mais tempo, quais faz mais sujeira e quais não vão afetar as tarefas realizadas antes. Exemplo: No caso da minha reforma, a marcenaria e o drywall necessitam vir antes da pintura, pois poderiam estragar o trabalho já feito. Tendo trabalho em dobro.
- Lembre-se que existem atividades que devem ser feitas separadas (a pintura e a mudança ou colocação dos móveis virão sempre no fim na obra), porém existem tarefas que podem ser feitas paralelamente (como a organização das coisas do apê antigo) que não afetaram em nada e se feitas, adiantarão a sua obra :)
- A partir disso, você já consegue saber quais partes da obra serão contratadas primeiro e seguir um cronograma.
Essa forma de tabela, foi a que eu aprendi e acho que mais pratica. Mas isso não te impossibilita de fazer do seu jeito! Vale fazer em lista, em tabela... Anotar no Note, Celular, até em uma folhinha que você tenha perdida por ai (só não vale perder, ok?).
Esta valendo tudo, menos se perder durante a reforma. Não tem mais desculpas! Haha
Beijinhos e boa reforma!
Vic.
Nenhum comentário:
Postar um comentário